sábado, 21 de março de 2009

UFAC NO CAMINHO DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL


Está sendo dado um passo importante dentro da Universidade Federal do Acre-UFAC, para a sua integração na luta de promoção da igualdade racial. no ultimo dia 20 de março em reunião na pró-reitoria de extensão que é de competência do professor Dalmolim, aconteceu a segunda reunião para a criação do Nucleo de Estudos Afro Brasileiro - NEAB/AC-UFAC, onde estavam presentes eu, o pró-reitor Dalmolim, a professora Concita, o professor Marcelo Murilo, e representantes do SINTEAC, E NESTA REUNIÃO FICOU ACERTADO QUE O PROFESSOR MARCELO Murilo seria o coordenador do NEAB e as demais pessoas presentes comporiam a coordenação em conjunto com ele. O NEAB, FICARÁ DIRETAMENTE LIGADO A PRÓ- REITORIA DE EXTENÇÃO E que a partir desta data estaria de fato criado o nucleo. Agora o negócio é arregaçar as mangas e trabalhar, essa é uma vitória importante pro movimento negro e para a promoção da igualdade racial..axé para todos e todas....

O NOSSO NEAB. SUA FINALIDADE E OBJETIVO

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do ACRE – NEAB-UFAC, tem como objetivo geral se constituir como um centro de referência que articule e promova atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao campo de estudos afro-brasileiros. Possui ainda os seguintes objetivos específicos:

- Produzir conhecimentos referentes ao campo de estudos;
- Difundir conhecimentos produzidos na área de estudos;
- Promover intercâmbio de informações;
- Constituir fórum de articulação e discussão das ações desenvolvidas na UFAC sobre África e africanidades no Brasil.

Programa:
1) Quanto ao primeiro objetivo, produção de conhecimento:
- estabelecer programa de pesquisa que agregue estudos dos diversos participantes do NEAB;
- buscar a captação de recursos que viabilize o programa;

2) Quanto ao segundo objetivo, difusão de conhecimentos:
- estabelecer local, horários e forma de funcionamento do NEAB;
- promover cursos, seminários, palestras, conferências, ministrados por membros do NEAB ou convidados;
- produzir publicações sobre a temática (previsão inicial de dois livros em três anos);
- participar e promover a realização de vídeos, programas de rádio e televisão, reportagens para mídia escrita, etc., sobre a temática em questão;

3) Quanto ao terceiro objetivo, promover intercâmbio:
- articular a troca de informações dentro da UFAC no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão na áreas de atuação do NEAB;
- promover seminários de estudo;
- articular a troca de informações entre Universidades e Centros de Pesquisa, nas áreas de atuação;

A discussão sobre relações culturais e a educação, conflitos culturais que, nos anos 90, penetra nos círculos acadêmicos, com impacto considerável, principalmente a partir dos denominados estudos culturais realizados nos Estados Unidos e Inglaterra, bem como dos trabalhos de autores espanhóis, no que diz respeito à educação e à problemática racial, já vinha ocorrendo durante a década de 80 na sociedade brasileira, em diversos encontros, basicamente restritos a intelectuais e entidades do movimento negro. O trabalho de SISS (1996) levanta alguns desses encontros que ocorreram ao longo desta década e o de CUNHA Jr (1999), faz uma retrospectiva dos conflitos e emergência das pesquisas educacionais em temas dos afro-descendentes.

Situamos o nosso objeto de estudo no fluxo dos trabalhos que tematizam às relações culturais a partir dos conflitos produtivos das identidades dos afro-descendentes na sociedade brasileira.
Pretendemos, através de um processo de rememoração, juntar fragmentos das experiências de escolarização de estudantes negros (as) e brancos (as) no Estado de Alagoas, recuperando conflitos explícitos ou latentes nas relações culturais ocorridos no processo de escolarização. Essas estórias, devem ser inseridas, dialogicamente, no fluxo da historiografia educacional local, pois, sendo assim, poderemos proporcionar novas formas de compreensão sobre os processos produtores de conhecimento e de identidades.

I Curso de Aperfeiçoamento em Educação para as Relações Étnico-raciais: a formação
docente na perspectiva de implementação da Lei Federal nº 10.639/2006 – o curso de
aperfeiçoamento será estruturado a partir de disciplinas teóricas e seminários com conferencistas e palestrantes convidados de outras instituições e de renome na comunidade científica e acadêmica. Em cada disciplina ou atividade os
alunos/professores deverão obter nota e freqüência mínima para fins de certificação, cuja carga horária será de 180 horas;

• II Seminário Racismo e Educação: desafios para a formação docente e I Seminário gênero, Raça e Etnia – esta atividade que já está na sua 2º edição será estruturada a partir das seguintes atividades: Conferências; Mini-cursos e oficinas; mesas redondas; palestras; lançamento de livros; espaço para apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos. O Seminário contará com uma carga horária de 40 horas e todos os participantes deverão freqüentar 80% das atividades do Seminário para fins específico de certificação. Esta atividade contará com ampla participação da comunidade interna e externa, tal como, com palestrantes convidados de outras instituições;

• Cursos de extensão Universitária – Cursos destinados á educação continuada dos professores da rede pública de educação básica, ministrado nas dependências do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais “Julieta Diniz” e nas dependências da Universidade Federal de Uberlândia, com carga horária de 80 horas;

• Grupo de Estudos - Com o objetivo de reflexão e aprofundamento teórico sobre as questões que envolvem as populações negras e a cultura afro-brasileira, vem sendo desenvolvido desde setembro de 2005, atividades de leituras debates e seminários, com reuniões semanais em dia e horário pré-estabelecido, envolvendo membros internos e externos à comunidade universitária, com prioridade os alunos docentes e funcionários da UFU - e profissionais da educação da cidade e região de Uberlândia – com carga horária de 60 horas (12 encontros).

informações sobre o NEAB: 9229-6281 - Eudmar Bastos - integrante da coordenação do NEAB/AC-UFAC

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